Núcleo Esperança

CCA ESPERANÇA: Localizado no bairro Cambuci, atendemos 60 crianças em dois turnos: pré e pós-horário das atividades escolares. Contamos com uma equipe de 6 colaboradores que desenvolvem atividades pedagógicas seguindo a mesma linha de conduta lúdica do Núcleo Alegria, que também atua com as crianças do bairro. Além disso, desenvolvemos as seguintes atividades lúdicas:

WhatsApp Image 2023-03-10 at 10.00.57 (1).jpeg
  • Regra dos Cinco R's: Também conhecida como 5R ou Cinco Erres, é uma recomendação de estilo de vida ecológico, que consiste em cinco palavras: compensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Essas palavras nos mostram como devemos agir para melhorar o meio ambiente, vantajosamente como aprendizado para estimular o cuidado da criança com a natureza e a conscientização ambiental.

Capoeira: Através desse esporte, os alunos desenvolvem habilidades que vão além das capacidades físicas. Os educadores trabalham de forma lúdica, e através das brincadeiras, os participantes tomam consciência de seus corpos e de suas capacidades motoras, facilitando o crescimento cognitivo e afetivo.

 

 

 

Núcleo Alegria

CCA ALEGRIA: Com sede na Av. Liberdade, o CCA Alegria opera com uma equipe de 11 funcionários e atende 180 crianças de 06 a 14 anos, divididas entre os turnos matutino e vespertino. Ofereçe uma ampla gama de atividades artísticas, que abrange desde as artes cênicas até as artes visuais, como desenho e pintura, bem como atividades musicais, promovendo o desenvolvimento, inclusive, de habilidades empreendedoras:

WhatsApp Image 2023-02-27 at 11.10.24 (1).jpeg
  • Dança: Auxilia os participantes no desenvolvimento do equilíbrio, na noção de espaço, na memória, na disciplina, na criatividade e na apreciação da musicalidade. Além disso, a dança amplia a capacidade de expressão e comunicação das crianças com o mundo ao seu redor.
WhatsApp Image 2023-02-27 at 11.10.25 (1).jpeg

Núcleo Saica

Núcleo Saica - "Casa Batista": 

Esta é uma casa de acolhimento que está em funcionamento há 10 anos e tornou-se um espaço semelhante a uma casa de família. Nela, crianças com idades entre 0 e 17 anos residem enquanto aguardam na fila para adoção e/ou reintegração às suas famílias. Atualmente, 15 crianças estão residindo na casa, sendo cuidadas por uma equipe composta por 7 colaboradores que trabalham em turnos de 24 horas para garantir assistência integral às crianças. Além disso, há 3 colaboradores na equipe técnica auxiliando no suporte.

O principal foco de atuação é a restituição dessas crianças em novos lares, e ganhamos diligentemente na pesquisa e análise de potenciais lares adotivos para elas. Até o momento, conseguimos reintegrar com sucesso 50% das crianças às novas famílias. Além disso, temos orgulho de direcionar alguns de nossos adolescentes para o mercado de trabalho por meio do Projeto Menor Aprendiz.

Oficinas

As experiências desenvolvidas nas oficinas do CCCA, unem-se às brincadeiras lúdicas, motivando, assim, a um aprendizado divertido e construtivo.

Atividades externas

As atividades externas também são de grande importância para o desenvolvimento, por promoverem inúmeras oportunidades para as crianças, tais como o contato e interação social, o desenvolvimento da coordenação motora, da imaginação, do brincar, do aprender, especialmente nas diversas áreas socioculturais.

 

 

 

Refeitório e salas arejadas

Aprender brincando, por que não? Aqui os educandos se divertem em um bom espaço.